Entenda a importância de ter um site do seu negócio

Pode parecer exagero, mas se sua empresa não está visível para o Google, equivale a como se ela não existisse. E não adianta dizer que ela já tem perfis nas Redes Sociais. É diferente! A grande pergunta é: Qual a importância de ter um site do seu negócio ou empreendimento?

Vantagens de ter um site:

1 – Estar visível para o Mundo
As pessoas buscam na internet quase tudo e sua empresa tem que aparecer nestas buscas. Se ela não aparecer, com certeza seu concorrente aparecerá. E isto é tão importante, que seu eu terminasse o artigo por aqui mesmo, já estava explicada a extrema necessidade de você ter um website para divulgar a sua marca ou negócio.

2 – Catálogo Eletrônico
Seu site pode ser esse catálogo, com tudo sobre seus produtos e serviços. Descritos de forma detalhada, com fotos e vídeos.

3 – Fortalecimento de sua marca

Todos os dias pessoas buscam marcas, produtos e serviços para satisfazer algum tipo de necessidade ou resolver um determinado problema. Esta é a oprtunidade de aparecer e tornar a sua marca conhecida.

4 – Expansão geográfica do negócio

Você pode vender para qualquer pessoa , mesmo estando ela a quilômetros de distância. A importância de ter um site divulgando os próprios produtos e serviços, se revelou bastante necessária na recente pandemia do Coronavírus / Covid-19. Com o fechamento obrigatório do comércio na maior parte das cidades brasileiras, a busca por produtos e serviços se acentuou (e muito) na internet. Quem já estava posicionado na rede com um bom site, com certeza sentiu menos os efeitos da paralisação de atividades com atendimento presencial.

5 – Sua empresa aberta 24 horas

Imagine que ao fechar a sua empresa, no horário habitual, você continuasse vendendo, até mesmo de madrugada e nos finais de semana? Pois é, isso é possível. Hoje é muito fácil ter um site que, dentro dele mesmo, seja possível comprar o produto e efetuar o pagamento. Além da praticidade, existe a economia, afinal, você só precisa separar o produto e enviar para o cliente. Em qualquer parte do mundo!

Como registrar e criar o site do seu negócio

1 – Registrar um Domínio

Primeiro de tudo você precisa escolher um nome para o seu site, que normalmente é nome do seu próprio negócio ou marca. Depois você precisa saber se esse domínio está disponível para registro. Dominio é o famoso WWW (www.suaempresa.com.br)

É importante entender que registrar um domínio não te dá o direito de propriedade da Marca, aquela que você registra lá no INPI – Istituto Nacional da Propriedade Industrial (Marcas e Patentes). Antes de usar um nome para começar a usar em seu negócio, é muito importante saber se ele já está registrado como Marca por outra pessoa. Não observar isso pode trazer muita dor de cabeça e prejuízos financeiros. Portanto, antes de começar a usar um nome ou mesmo se já está usando, faça um busca gratuita para saber se alguém já registrou este mesmo nome.

2 – Onde registrar?
No Brasil, o órgão oficial que cuida dos registros de domínios é o Registro BR, ligado ao CGI – Comitê Gestor da Internet no Brasil. Atualmente o valor pago anualmente é de R$ 40,00 (valor de maio de 2020). Mesmo que você ainda não tenha CNPJ, você poderá registrar o domínio em seu CPF, como pessoa física.

É importante registrar também o domínio .COM (internacional), para evitar que concorrentes registrem www.suaempresa.com (o que poderá confundir os clientes). No Google basta digitar “Registro de domínio .Com” que você vai encontrar inúmeras empresas que fazem esse serviço, com os mais variados preços. Ressaltando que o Registro BR não faz registro de domínio internacional. Por isso você deve fazer esta busca no Google por uma empresa que faça esse registro .Com. O valor costuma ser mais ou menos o mesmo do Registro .Com.br que falei acima.

3 – Hospedagem
Independente de ter o domínio, você tem que contratar uma hospedagem para o seu site. Hospedagem ou Host é onde vão ficar armazenados os arquivos do seu site (texto, foto, vídeos e etc). O conselho é o mesmo, entre no Google e faça uma busca tipo “empresa de hospedagem de site”. Com toda a certeza muitas empresas vão aparecer. É escolher a que melhor atenda as necessidades do seu site e que preste o melhor serviço, igualmente com o melhor preço. Não tem jeito, é pesquisar. Normalmente desenvolvedores de site, os chamados webdesigners, já têm suas empresas preferidas.

4 – Criar um site
O ideal é que você contrate um webdesigner ou uma agência de Marketing Digital para fazer o seu site. Mas se a grana estiver curta, você pode optar por sites onde você faz a configuração grátis de um website, como é o caso do Wix. O processo é bastante intuitivo e fácil.

Existe também a plataforma WordPress. Muitos serviços de hospedagem oferecem gratuitamente o Instalador Automático do WordPress. O que você precisa fazer é escolher uma tema e configurá-lo. O que não é nada difícil, já que existem uma infinidade de bons tutoriais no Youtube.

Gostou das informações? Entendeu a importância de ter um site divulgando o seu produto ou serviço na internet? Que tal dividir este conhecimento com seus amigos? Lá em cima, no topo deste artigo você vai encontrar botões de compartilhamento para o Facebook, Twitter e Whatsapp (para o “zap” é só clicar que vai abrir o seu Whatsapp. É só escolher para quem vai compartilhar, e pronto).

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AUTOR:

LUIS PIMENTA

Jornalista & Radialista

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