Conheça 3 aplicativos super úteis que vão te ajudar a ganhar mais tempo e a melhorar a organização de tarefas no teu dia a dia.

4 aplicativos para ganhar mais tempo na organização de tarefas

Conheça 4 aplicativos super úteis que vão te ajudar a ganhar mais tempo e a melhorar a organização de tarefas no seu dia a dia.

Pitágoras tem uma frase que eu gosto muito: “Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.” Como sou um apaixonado por organização e gestão de tempo, além de processos que otimizam tarefas, claro que muito identifiquei com essa citação. 

Particularmente gosto muito de manter a organização de tarefas no meu dia a dia, assim como gosto de organizar  minhas ideias. Já usei muito papel com bolinhas, quadrados e setas para materializar o fluxo daquilo que eu tinha que fazer e dos meus projetos futuros. principalmente dentro da minha profissão de jornalista.  Hoje, em tempos de internet, tudo isso ficou bem mais fácil. E falando em tempos modernos, vale lembrar, também, que a pandemia da Covid-19 fez crescer o chamado Home Office  (veja no link o artigo que escrevi com dicas pra você criar o seu Home Office), onde a organização de tempo e tarefas são fundamentais. 

Benefícios da organização tarefas e de tempo

Além de garantir mais produtividade em suas atividades e trabalho, organizar o tempo e as tarefas te permitem ter mais espaço em seu dia para atividades que, normalmente, ficam prejudicas ou deixadas de lado, tais como mais tempo para si mesmo (fazer exercícios, ler um livro, etc), tempo para a família e os amigos. E é sempre bom lembrar, cérebro descansado, se traduz em mais concentração e eficiência.

Então, veja agora, 3 aplicativos que vão te ajudar a ganhar mais tempo e otimizar as tarefas que têm por fazer

1 – Mapas Mentais

Para organizar meus pensamentos e ideias, por exemplo, eu uso os chamados mapas mentais. E na Play Store, do Android e App Store, do iPhone, existem ótimos aplicativos. É só procurar por ”Mapas Mentais”. Existem vários, o SimpleMind (tem versão free e paga), tem ótima interface e já tem mais de 1 milhão de downloads.

2- Organização de tarefas

Para organizar tudo aquilo que eu preciso fazer,  eu uso o aplicativo Trello. É como se fosse uma versão eletrônica do Sistema Kanban, que é aquele método de organizar tarefas e processos usando um quadro, colunas (ex.: A fazer – Fazendo – Feito) e post-it (aqueles bloquinhos coloridos/lembretes). O Trello tem a vantagem de salvar nas nuvens, onde você pode acessar seus trabalhos tanto através do celular quanto do desktop.

3 – Bloco de Notas

Por fim, eu indico o Evernote, um bloco de notas também ótimo para organização de tarefas, com vários recursos e com a possibilidade de agendar lembretes, dentre muitas outras muitas funções. Ele também salva nas nuvens e você pode acessar seus trabalhos de qualquer lugar.

4 – Google Docs

Por fim, quero destacar o uso do Google Docs.  Aliás, quero dizer que de  todos os serviços que listei acima, este aqui é o  que eu mais uso. Para ter acesso ao Google Docs, você precisa ter uma conta no Gmail. Você pode, por exemplo, começar a escrever um texto no desktop e continuar no celular, pois é feita sincronização imediata, enquanto você vai escrevendo. Por sinal, esta é uma das coisas que mais me apaixonei no serviço. Quem já não perdeu um trabalho porque não salvou e a bateria do notebook acabou ou faltou luz? Isso não acontece com o Google Docs, pois conforme você vai digitando, ele vai salvando nas nuvens.  Você pode, também, compartilhar o que você está escrevendo com outras pessoas e, com isso, fazer um trabalho em equipe. Imagine a criação de um projeto onde todos podem estar escrevendo suas ideias no mesmo documento. Se você já tem um trabalho salvo em Word, não tem problema, é só você subir o arquivo para o seu Google Drive que ele imediatamente é convertido em um documento do Google Docs e estará lá disponível para você editar. E o que é mais legal, é que você pode fazer tudo isso acima, com planilhas do Excel, através do Google Sheets. Não é fantástico?

Tanto o aplicativo do Google Docs e do Google Sheets estão disponíveis na Play Store e na App Store. Para usar no computador, é só estar logado em sua conta do Gmail.

Autor

Luis Pimenta / Jornalista e Radialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.