6 dicas para aumentar a produtividade do seu dia

6 dicas para aumentar a produtividade do seu dia

Já chegou ao final de um dia com sensação de não ter produzido nada? Mesmo estando cansado de tanto trabalhar? Pois é, isso acontece porque nem sempre trabalhar muito quer dizer trabalhar de maneira produtividade.  Neste artigo, você vai conhecer 6 coisas aparentemente banais, mas que são grandes vilãs roubando seu tempo e, consequentemente, sua produtividade.

A produtividade de um dia de trabalho, por incrível que pareça, sofre interferências de situações nem sempre observadas na hora de se avaliar a baixa produção ao final de uma jornada diária de trabalho. Pensando nisso, listei aqui alguns “inimigos da produtividade” em um ambiente de trabalho. Procure identificar qual ou quais estão atrapalhando seu rendimento e tente minimizar ou extinguir estes verdadeiros inimigos de um dia produtivo.

Conheça o que atrapalha uma boa produtividade.

INTERRUPÇÕES – Ser interrompido constantemente, além de atraso de tempo no cumprimento de uma tarefa, desvia o foco de sua concentração. Identifique os agentes destas interrupções e tente administrá-los. Se você trabalha em um ambiente coletivo de trabalho, procure sinalizar para seus colegas que precisa se concentrar em suas tarefas, Caso trabalhe em sistema de home office, escolha um canto reservado da casa para colocar sua mesa de trabalho. Neste caso, evite distrações com televisão ligada ou até mesmo seu pet de estimação. Recomendo que leia, aqui mesmo no meu blog, o artigo que escrevi com dicas para criar um home office eficiente.

BARULHO EXCESSIVO – Evite ouvir músicas muito altas ou se expor a barulhos excessivos, principalmente quando estiver executando tarefas que requeiram concentração. Em caso de ambientes coletivos de trabalho, procure negociar com chefes ou colegas de trabalho, caso alguém esteja extrapolando em suas atitudes e perturbando o ambiente. Se não for possível, use fone de ouvidos, escutando, é claro, um tipo de música que te deixe em estado de concentração.

DESORGANIZAÇÃO – Um ambiente de trabalho desorganizado e, principalmente com um tempo mal administrado, são grandes inimigos da produtividade. Ficar a todo instante procurando onde colocou um papel ou documento, esquecer dos compromissos agendados, por exemplo, emperram o ritmo de qualquer trabalho, fazendo com que no final do dia a sensação de produtividade seja frustrante. O ideal é criar metas diárias de tempo e de tarefas para fugir da desorganização. Você pode recorrer a aplicativos que ajudam, e muito, a organizar tempo e tarefas. Leia aqui em meu blog o artigo que escrevi a respeito.

LONGAS PAUSAS – Em tarefas onde, principalmente, muito se exige da mente, o ideal é que se tenha pequenas pausas ou intervalos para esticar o corpo e relaxar a mente. Procure tomar um café, olhar uma janela, ter um papo rápido com os colegas de trabalho, em resumo, coisas que tragam um relaxamento para sua mente. Mas cuidado, longas pausas podem fazer você perder o ritmo e o foco.

FOFOCAS – Um caso ou fato importante que tenha que ser dito por alguém, principalmente se guarda relação com o trabalho, até é tolerável. Porém, fuja daqueles que interrompem o trabalho a todo o instante com fofocas. Fofocas não são úteis no ambiente do trabalho e em ambiente nenhum. Se for o caso, você pode colocar uma música relaxante e usar fones de ouvido, desta forma, de uma maneira muito educada, você estará sinalizando para seus colegas que não quer sofrer algum tipo de interrupção.

REDES SOCIAIS – Fuja da tentação de estar a todo momento olhando suas redes sociais. Procure se disciplinar quanto a este hábito, que para muitos já se transformou em um vício, causando problemas não só de produtividade, mas, em alguns casos, até de relacionamentos. Um bom recurso para esta “tentação”, é desabilitar as notificações, principalmente do WathsApp.

Autor

Luis Pimenta / Jornalista e Radialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.