Como ter o seu site em 10 passos

10 razões urgentes para você ter um site do seu negócio

Por que é importante ter um site? Como construir um site? Se você ainda não tem um site do seu negócio, leia este artigo até o final que você terá um passo a passo, super fácil, para construir o seu.

Pode parecer exagero, mas se sua empresa não está visível para o Google, equivale a como se ela não existisse. E não adianta dizer que ela já tem perfis nas redes sociais. É diferente. Costuma-se dizer que rede social é “terra alugada”. Por um problema qualquer, de uma hora para outra, seu perfil em uma rede pode ser derrubado e aí, como fica? Tudo o que você postou, o canal de comunicação estabelecido com os clientes desaparece de repente, muitas vezes sem aviso prévio. Rede social serve para chamar a atenção do público, mas você tem que ter estratégias para ter os dados desses clientes, tais como nome, telefone, e-mail e etc. É como dizemos em termos técnicos, criar sua lista de leads ou, simplificando, lista de contatos. Durante o fechamento do comércio durante a pandemia da Covid-19, os empreendedores que tinham esse banco de dados de seus clientes puderam reagir mais rapidamente, estabelecendo um canal direto com os clientes. A grande pergunta é: como criar um site? 

Vamos começar detalhando um pouco mais o que falamos acima, ou seja, os benefícios de se ter um site.

5 VANTAGENS DE TER UM SITE:

1 – Estar visível para o Mundo. As pessoas buscam na internet quase tudo e sua empresa tem que aparecer nestas buscas. Só no Google, são feitas 70 mil pesquisas por segundo. E esta necessidade é ainda maior se você optou por criar seu empreendimento em regime de home office.

2 – Catálogo Eletrônico

Seu site pode ser esse catálogo, com tudo sobre seus produtos e serviços.

3 – Fortalecimento de sua marca.

4 – Expansão geográfica do negócio

Você pode vender para qualquer pessoa , de qualquer lugar.

5 – É como se a vitrine do seu negócio estivesse aberta 24 horas por dia.

6 – Ter a possibilidade de possuir um e-mail próprio. 

Ex.: contato@nomedasuaempresa.com.br. Hoje, para contratar alguns serviços na internet, é preciso um e-mail de domínio próprio, como é o caso do Facebook, onde para criar uma campanha de anúncios (inclusive para o Instagram), se faz necessário este tipo de e-mail para validar sua conta.

Agora vamos falar da parte prática, ou seja, quais são os procedimentos que devemos adotar para efetivamente ter um site.

5 PASSOS PARA TER UM SITE:

1 – Registrar um Domínio

Dominio é o famoso WWW (www.suaempresa.com.br)

2 – Onde registrar?

No Brasil, o órgão oficial que cuida dos registros BR é o www.registro.br, ligado ao CGI – Comitê Gestor da Internet no Brasil. Atualmente (2022) o valor pago anualmente é de R$ 40,00. Mesmo que você ainda não tenha CNPJ, você poderá registrar o domínio em seu CPF, como pessoa física.

É importante registrar também o domínio .COM (internacional/EUA), para evitar que concorrentes registrem www.suaempresa.com (o que poderá confundir os clientes)

3 – Hospedagem

Independente de ter o domínio, você tem que contratar uma hospedagem para o seu site. O pagamento é mensal e o valor médio é de R$ 50,00.

4 – Criar um site

O ideal é que você contrate um webdesigner ou uma agência de Marketing Digital para fazer o seu site. Mas se a grana estiver curta, você pode optar por sites onde você faz a configuração grátis de um site. O processo é bastante intuitivo e fácil. Um grande exemplo é o WIX, uma plataforma bastante fácil de usar, onde você pode criar (você mesmo!), o seu site.

Gostou das informações? Que tal dividir este conhecimento com seus amigos? É só marcá-los nos comentários.

 

Autor

Luis Pimenta / Jornalista e Radialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.